Informação

Grupo de referência aprova proposta de Política para a Sociedade de Informação

Data: 13/09/2017
Grupo de referência aprova proposta de Política para a Sociedade de Informação

O grupo de referência, formado por representantes de instituições do sector público e liderado pelo Instituto Nacional das Tecnologias e Comunicações (INTIC), adoptou hoje por consenso a proposta de Política para a Sociedade de Informação, a ser submetida à Comissão Interministerial da Reforma da Administração Pública (CIRAP) e depois ao Conselho de Ministros.

A adopção decorreu num workshop orientado pela Directora Geral do INTIC, Dulce Chilundo, que se fazia acompanhar pelo seu adjunto, Augusto Nunes, como o culminar de um processo de socialização do documento, que abrangeu vários segmentos da sociedade, a nível central e provincial, com destaque para instituições da administração públicas.

A proposta de Política para a Sociedade de Informação é resultado da revisão da Política de Informática, em implementação desde 2000, tendo o grupo de referência chegado a um consenso sobre os princípios orientadores do novo documento, nomeadamente a Info-inclusão, a Integração, a Coordenação, a Sustentabilidade, a Segurança da Informação e a Boa Governação.

O grupo chegou também a consenso relativamente aos pilares de intervenção da estratégia de implementação, que agrupa as principais iniciativas a desenvolver nos próximos cinco anos em 1. Educação e Desenvolvimento Humano, 2. Saúde, 3. Indústria, Comércio e Serviços, 3. Agricultura, Pescas, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 4. Governação Electrónica, 5. Acesso e Conectividade e 6. Políticas e Regulação.